Eu visitei está página!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tradição, é Tradição

Estamos no mês de Setembro, época do fim das Desfolhadas e inicio das Vindimas :) E a ACRFP, no seu reportório tem uma representação dessas Desfolhadas a moda antiga, onde todos se reúnem a volta do milho, para desfolhar a Espiga, onde se tenta sempre encontrar o milho Rei (milho vermelho), este último muito raro. No meio destes ofícios do campo existem e como não podia deixar de ser a Merenda, em que todos merendam (pão, cebola, bacalhau, pepino, tomate,...e claro para acompanhar o Vinho e a água), o que houver na hora para oferecer aqueles que nós vem ajudar na "lavoura".

Assim deixo-vos algumas imagens da representação, apresentada pelo Rancho Folclorico de Paços, nas actuações...




Apresentação em Cabreiros, Braga

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Obrigados pela Colaboração!

A ACRFP, muito se orgulha pela disponilidade de divulgação aos diversos blogs e organismos que se associaram a nos ajudar a divulgar o nosso blog, o nosso trabalho e os nossos contactos de diversas formas... Todos eles se concontram na barra lateral (direira) :)


Actuação no Festival de Cabreiros - Braga (A Desfolhada)
 Muito obrigados a todos!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Muitos Nomes, 1 Só Rancho

Rancho Folclórico de Paços, Rancho Folclórico e S. Vicente de Paços, … são outros dos nomes que ocasionalmente podemos ler e ouvir nas romarias, festas, festivais e muitos outros locais onde a Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços (ACRFP) se desloca para actuações, nomeações correctas e as quais esta associação também utiliza para se apresentar ao seu estimado público.
Paços, como muitos já puderam ter percebido é o nome da freguesia e S. Vicente é o Oráculo/Padroeiro da Paroquia de Paços, e ao qual pedimos que nos deite a sua bênção lá de cima do altar em cada uma das actuações da ACRFP.



Deste modo, somos conhecidos de muitas formas e por muitos nomes, mas somos sempre o mesmo rancho e que pretende estar sempre rejuvenescido para mostrar e levar até ao seu público o melhor que sabe fazer.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Somos de PAÇOS naturais…

A freguesia de Paços – Fafe, acolhe a Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços (ACRFP), desde a sua fundação em 13 de Dezembro de 1991, esta que continua a ser uma freguesia empenhada em preservar as tradições, usos, costumes dos nossos antepassados.



Muitos se referem a esta freguesia como o miradouro de Fafe e muitos dizem que ao longe parece vila, pela sua altitude e pela óptima vista panorâmica que esta tem da cidade e de algumas freguesias do Concelho de Fafe.


Uma pequena freguesia, mas mobilizadora e com fortes tradições folclóricas e sempre pronta para ajudar o associativismo e a preservação da Cultura folclórica que se tem interiorizado ao longo do tempo.


Esta freguesia tem aproximadamente 3,8 km quadrados e 1113 habitantes e fica a cerca de 6 km da Cidade de Fafe, 15 km da cidade de Guimarães, 30 km de Braga e 60 km da metrópole do Porto.


Assim sendo, a ACRFP tem muito orgulho por fazer parte desta freguesia, que nos acolhe de uma forma tão humilde e hospitaleira e sempre pronta para receber todos aqueles que visitam esta terra por onde Camilo Castelo Branco também passou, mais propriamente na Quinta do Ermo.


Como diz uma das músicas deste Rancho Folclórico: “…Quem não conhecer Paços, não conhece Portugal, …”


Brasão da Freguesia

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Festivais Folcloricos da ACRFP

A Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços, realizou no passado dia 14 de Agosto de 2010 o seu segundo Festival Folclórico, tendo sido o primeiro em 15 de Agosto de 2009, ambos se realizaram na Freguesia, com a participação de vários Ranchos Folclóricos que trouxeram até esta terra os cantares e dançares, modas, trajes e um pouco das suas origens, que tiveram cerca de 30 minutos de actuação cada um.



No 1º Festival (15 de Agosto de 2009) estiveram presentes:

  • Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços - Fafe;

  • Rancho Folclórico de S. Nicolau - Cabeceiras de Basto;

  • Rancho Folclórico da Associação Cultural de S. Martinho de Brufe - Vila Nova de Famalicão;

  • Rancho Folclórico de S. Clemente de Sande - Guimarães;


No 2º Festival (14 de Agosto de 2010) estiveram presentes:

  • Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços;

  • Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros - Braga;

  • Grupo Etnográfico de Vila das Aves;

  • Rancho Folclórico de São João Baptista - Cabeceiras de Basto;

  • Rancho Folclórico da Vila Maria das Infantas- Guimarães;
Esta iniciativa teve organização da Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços, Junta de Freguesia de Paços e da Câmara Municipal de Fafe.

Cartaz do 2º Festival


Entrega da Bandeira para o Estandarte

Elementos da ACRFP
Entrega de Lembrança a Presidente da ACRFP